quarta-feira, 15 de julho de 2009

E lá por casa começámos.

Primeiro a explicação inicial quanto à formação da Bíblia, a introdução ao AT, explicando como a organização é lógica e não cronológica e como todos os livros acabam por ser obras colectivas, tantos os retoques que vão sofrendo ao longo do tempo.
Lemos a introdução ao Pentateuco, que por vezes é um pouco redundante com a do AT e também a do livro dos Genesis.
Vimos a primeira narração da criação do mundo. Primeira porque a ela se segue outra, mais centrada no homem, sendo estas duas narrações claramente independentes na forma como apresentam as coisas. Há, pois, sobreposição entre Gn 1, 26 - 31 e Gn 2.
Primeira nota: outra forma de contar o tempo, de sol a sol. começando com este a pôr-se: veio a tarde depois a manhã, foi o ... dia.
Segunda: a alimentação carnívora parece ser sentida como uma violência. A criação anterior ao pecado original seria herbívora, de acordo com Gn 1, 29-30 v. nota pp (pé depágina)

Terceira nota: "Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus: Ele os criou homem e mulher. " Gn 1, 27
Esta ideia do ser relacional é forte: A imagem de Deus como relação e a relação homem/mulher como imagem de Deus. H e M em absoluta igualdade, transfigurados na relação.

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